Perguntas Frequentes

Esclareça suas dúvidas sobre a ASSIST.

Aqui você encontra a resposta das principais dúvidas relacionadas aos benefícios e convênios que a ASSIST disponibiliza.


Não foram encontradas repostas com o termo pesquisado.

Acesso a plataforma


É meu primeiro acesso, o que devo fazer?
  1. Acessar: www.assist.org.br/associados
  2. Clique no botão (PRIMEIRO ACESSO)
  3. Ler o termo de uso
  4. Após, digitar sua matrícula e clicar no botão concordo
Como instalar o certificado de segurança em máquinas sem antivírus?

Processo de instalação

  1. Acessar a Área do Associado
    No banner suspenso, selecione o link “Clique aqui” para realizar o download do arquivo certificador.exe
  2. Instalação do Certificado
    Clique no arquivo executável certificador.exe, onde abrirá uma caixa solicitando a confirmação do usuário para aceitar ou recusar a instalação do software. Clique em Sim para permitir a instalação.
  3. Instalação do Certificado
    Durante o processo de instalação, será exibido um Aviso de Segurança informando se o usuário deseja permitir a instalação do Certificado de Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v5. Clique em Sim para prosseguir a instalação.
    Após o término da Instalação, feche o instalador e também as páginas do navegador que estiverem abertas.
  4. Acesse novamente o site da Assist
    Na área do Associado insira sua matrícula e senha.
Como instalar o certificado de segurança em máquinas com antivírus?

Processo de instalação

  1. Identificar qual Antivírus o usuário está utilizando
    Obs.: Os atalhos dos softwares instalados são localizados geralmente na área de trabalho, como também na barra de tarefas.
  2. Após a identificação, solicitar ao usuário para abrir o painel de configurações do Antivírus
    Na aba Menu, selecione a opção: Configurações
  3. No painel de Configurações, selecione a opção Geral e logo em seguida clique em Exceções / Adicionar Exceção:
    Após adicionado o site da ASSIST como exceção nos antivírus, os procedimentos em diante serão exatamente como no início deste material.
  4. Adicionando o site da ASSIST como exceção no antivírus
    Insira o endereço do site da ASSIST: www.assist.org.br
    Após inserido o site, clique em Adicionar Exceção.
  5. Acesse novamente o site da Assist
    Na área do Associado insira sua matrícula e senha.
Não consigo acessar a área dos associados, pode me ajudar?

Para realizar o primeiro acesso a área do associado, é necessário criar uma senha utilizando a matrícula associativa como login (sem o dígito 0). Caso não haja e-mail cadastrado em nossos sistemas, faz-se necessário realizar o cadastro do mesmo através dos nossos canais de atendimentos, pois ele será solicitado no momento da criação da senha. Não se esqueça de validar seu acesso com certificado e execução pop-up na página do site, caso necessário.

Boleto

Os boletos serão gerados diretamente pelo Banco Itaú, assim como o envio para o endereço cadastrado
e ficam disponíveis para retirada através do aplicativo móvel da ASSIST ou no site ASSIST.


Como faço para retirar a 2ª via de Boleto?
  1. Acessar o site da ASSIST através do endereço eletrônico www.assist.org.br/
  2. Clicar na aba 2ª via Boleto (não é necessário fazer login)
  3. Inserir CPF do titular e clicar em “visualizar”
  4. Na tela 2ª via Boleto, tocar em (Baixar PDF) no mês referente ao Boleto.
Como faço para retirar boleto pelo aplicativo móvel?
  1. Na tela principal do App, tocar no botão (Boletos e Declarações)
  2. Na tela 2ª via Boleto, tocar em (Baixar) no mês referente ao Boleto
  3. Irá abrir navegador padrão do smartphone, com a tela do Banco Itaú, tocar no botão (Gerar Boleto em PDF)
  4. Na tela do Itaú, tocar no botão (Gerar Boleto em PDF)
  5. O boleto será disponibilizado para download no smartphone.
Posso voltar a receber o boleto da forma antiga?

A mudança na forma de envio dos boletos foi realizada visando maior comodidade aos nossos associados, pois assim todos que optarem pela forma de contribuição em boleto bancário poderão retirá-los em mais um canal, além dos que já disponibilizávamos antes, o site do banco Itaú. Lembrando que os mesmos também são enviados via Correios à residência do associado.

O boleto do vinculado pode vir separado para cada um pagar o seu?

Não, o Associado titular, como responsável da matrícula, declara que seus dependentes e vinculados são economicamente dependentes do mesmo, assumindo então a responsabilidade pelos recolhimentos da contribuição e seus devidos complementos.

Imposto de renda


Posso declarar a ASSIST no Imposto de Renda?

A ASSIST poderá ser inserida na Declaração de Imposto de renda, desde que não seja caracterizada como Plano de Saúde.

Mas sempre declarei, pode dar problemas?

Caso sua declaração caia em análise (malha fina) e a ASSIST tenha sido declarada como plano de saúde, há possibilidade de que o mesmo tenha que realizar a correção dos dados. A ASSIST poderá ser declarada como “outros”.

Convênio Plano de Saude


Como faço para aderir a parceria com o plano de saúde da Hapvida NotreDame Intermédica?

Entre em contato com nossos canais oficiais de atendimento e informe qual o plano de interesse (nossos operadores estarão à disposição para esclarecer eventual dúvida sobre os mesmos). Após cadastro das informações o servidor será contatado para marcar um melhor dia para preenchimento da proposta Hapvida NotreDame Intermédica ou caso queira compareça em sede para a inclusão. É importante frisar que a Hapvida NotreDame Intermédica é um plano de saúde e a parceria é opcional e a adesão acontece mediante a taxa de adesão.

O plano possui carência?

Sim. A Hapvida NotreDame Intermédica segue as normas ANS no que tange aos prazos de carência estipulados para os planos de saúde. Lembrando que a nossa parceria é referente a um plano coletivo por adesão e a Assist atua como pessoa jurídica contratante.

Posso mudar para um plano mais completo?

A migração entre planos Hapvida NotreDame Intermédica poderá ser realizada em nossa sede, obedecendo a regras de permanência já estipuladas.

Posso trazer a carência do meu plano antigo?

Todos os casos de portabilidade de planos estão sendo analisados de acordo com a normas estipuladas pela ANS. Lembrando que o proponente poderá consultar a compatibilidade entre o plano atual e o plano de interesse diretamente no site da ANS. Poderá ser realizada a portabilidade caso já tenha cumprido o prazo de permanência no plano de origem e solicite a mesma antes de efetivar cadastro no novo plano.

Eventos


Posso retirar o kit hoje? (Segunda a sexta-feira)

Agora nossos kits serão retirados no dia do evento, na tenda da ASSIST, bem como a entrega dos donativos. Chegue com pelo menos 1 hora de antecedência ao local do evento.

Posso ver se fui deferido?

O deferimento é informado aos nossos associados por SMS e e-mail. Caso haja alguma dúvida quanto ao conteúdo informado na mensagem ou não tenha recebido o SMS informativo, o associado poderá entrar em contato com nossos canais de atendimento telefônico, Whatsapp, e-mail ou pessoalmente em nossa sede.

Por que fiquei indeferido?

Os motivos para indeferimento da inscrição podem ser: Inadimplência, carência para utilização do benefício, limite de inscrição ou bloqueio por falta em eventos anteriores.

Quantas vagas a ASSIST disponibilizou?

A quantidade de vagas disponibilizadas é informada pela organização do evento e poderá ser consultada no site oficial da mesma. Lembrando que além da ASSIST, há outras entidades participantes.

O kit dessa corrida é completo?

No ato da inscrição o associado tem a opção de verificar qual será o kit disponibilizado, se será o kit de participação contendo chip, medalha e número do peito, ou se haverá algum brinde extra no kit.

Exames


A autorização de exame, somente o titular que pode realizar?

Qualquer pessoa, beneficiário ou não da matrícula, de posse dos dados do beneficiário solicitante e do pedido de exame poderá realizar a solicitação de autorização em nossos canais de atendimento.

Qual o prazo de validade do pedido médico?

O pedido de exame com a senha de autorização tem validade de 180 dias a partir da data de emissão da senha pela ASSIST. Pedidos que não precisam de autorização tem a validade de 180 dias contados a partir da data de solicitação preenchida pelo médico no documento.

Tem como alterar o pedido dos exames, para que eu realize sem precisar retornar ao médico para pegar outra guia?

O pedido de exames não pode ser rasurado ou alterado pelo paciente, caso seja necessária qualquer mudança no documento é preciso retornar ao médico para trocar o pedido.

Por que a ASSIST não cobre outros exames, além dos que constam no guia?

A ASSIST não é um plano de saúde e possui um rol taxativo de exames cobertos, que visam a prevenção de saúde de nossos associados.

Vê se você entende que exame é esse porque não entendo a letra do médico e por isso não autorizei por telefone, pode me ajudar?

Claro, iremos ajudá-lo. Numa próxima vez, caso não consiga identificar o exame, poderá nos encaminhar uma cópia legível do pedido médico por Whatsapp ou por e-mail. Dentro de 48h úteis o mesmo será autorizado, desde que faça parte da nossa cobertura e esteja com todos os dados preenchidos corretamente.

Boleto

Os boletos serão gerados diretamente pelo Banco Itaú, assim como o envio para o endereço cadastrado
e ficam disponíveis para retirada através do aplicativo móvel da ASSIST ou no site ASSIST.


Como faço para retirar a 2ª via de Boleto?
  1. Acessar o site da ASSIST através do endereço eletrônico www.assist.org.br/
  2. Clicar na aba 2ª via Boleto (não é necessário fazer login)
  3. Inserir CPF do titular e clicar em “visualizar”
  4. Na tela 2ª via Boleto, tocar em (Baixar PDF) no mês referente ao Boleto.
Como faço para retirar boleto pelo aplicativo móvel?
  1. Na tela principal do App, tocar no botão (Boletos e Declarações)
  2. Na tela 2ª via Boleto, tocar em (Baixar) no mês referente ao Boleto
  3. Irá abrir navegador padrão do smartphone, com a tela do Banco Itaú, tocar no botão (Gerar Boleto em PDF)
  4. Na tela do Itaú, tocar no botão (Gerar Boleto em PDF)
  5. O boleto será disponibilizado para download no smartphone.
Posso voltar a receber o boleto da forma antiga?

A mudança na forma de envio dos boletos foi realizada visando maior comodidade aos nossos associados, pois assim todos que optarem pela forma de contribuição em boleto bancário poderão retirá-los em mais um canal, além dos que já disponibilizávamos antes, o site do banco Itaú. Lembrando que os mesmos também são enviados via Correios à residência do associado.

O boleto do vinculado pode vir separado para cada um pagar o seu?

Não, o Associado titular, como responsável da matrícula, declara que seus dependentes e vinculados são economicamente dependentes do mesmo, assumindo então a responsabilidade pelos recolhimentos da contribuição e seus devidos complementos.

Imposto de renda


Posso declarar a ASSIST no Imposto de Renda?

A ASSIST poderá ser inserida na Declaração de Imposto de renda, desde que não seja caracterizada como Plano de Saúde.

Mas sempre declarei, pode dar problemas?

Caso sua declaração caia em análise (malha fina) e a ASSIST tenha sido declarada como plano de saúde, há possibilidade de que o mesmo tenha que realizar a correção dos dados. A ASSIST poderá ser declarada como “outros”.

Acesso a plataforma


É meu primeiro acesso, o que devo fazer?
  1. Acessar: www.assist.org.br/associados
  2. Clique no botão (PRIMEIRO ACESSO)
  3. Ler o termo de uso
  4. Após, digitar sua matrícula e clicar no botão concordo
Como instalar o certificado de segurança em máquinas sem antivírus?

Processo de instalação

  1. Acessar a Área do Associado
    No banner suspenso, selecione o link “Clique aqui” para realizar o download do arquivo certificador.exe
  2. Instalação do Certificado
    Clique no arquivo executável certificador.exe, onde abrirá uma caixa solicitando a confirmação do usuário para aceitar ou recusar a instalação do software. Clique em Sim para permitir a instalação.
  3. Instalação do Certificado
    Durante o processo de instalação, será exibido um Aviso de Segurança informando se o usuário deseja permitir a instalação do Certificado de Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v5. Clique em Sim para prosseguir a instalação.
    Após o término da Instalação, feche o instalador e também as páginas do navegador que estiverem abertas.
  4. Acesse novamente o site da Assist
    Na área do Associado insira sua matrícula e senha.
Como instalar o certificado de segurança em máquinas com antivírus?

Processo de instalação

  1. Identificar qual Antivírus o usuário está utilizando
    Obs.: Os atalhos dos softwares instalados são localizados geralmente na área de trabalho, como também na barra de tarefas.
  2. Após a identificação, solicitar ao usuário para abrir o painel de configurações do Antivírus
    Na aba Menu, selecione a opção: Configurações
  3. No painel de Configurações, selecione a opção Geral e logo em seguida clique em Exceções / Adicionar Exceção:
    Após adicionado o site da ASSIST como exceção nos antivírus, os procedimentos em diante serão exatamente como no início deste material.
  4. Adicionando o site da ASSIST como exceção no antivírus
    Insira o endereço do site da ASSIST: www.assist.org.br
    Após inserido o site, clique em Adicionar Exceção.
  5. Acesse novamente o site da Assist
    Na área do Associado insira sua matrícula e senha.
Não consigo acessar a área dos associados, pode me ajudar?

Para realizar o primeiro acesso a área do associado, é necessário criar uma senha utilizando a matrícula associativa como login (sem o dígito 0). Caso não haja e-mail cadastrado em nossos sistemas, faz-se necessário realizar o cadastro do mesmo através dos nossos canais de atendimentos, pois ele será solicitado no momento da criação da senha. Não se esqueça de validar seu acesso com certificado e execução pop-up na página do site, caso necessário.

Convênio Plano de Saude


Como faço para aderir a parceria com o plano de saúde da Hapvida NotreDame Intermédica?

Entre em contato com nossos canais oficiais de atendimento e informe qual o plano de interesse (nossos operadores estarão à disposição para esclarecer eventual dúvida sobre os mesmos). Após cadastro das informações o servidor será contatado para marcar um melhor dia para preenchimento da proposta Hapvida NotreDame Intermédica ou caso queira compareça em sede para a inclusão. É importante frisar que a Hapvida NotreDame Intermédica é um plano de saúde e a parceria é opcional e a adesão acontece mediante a taxa de adesão.

O plano possui carência?

Sim. A Hapvida NotreDame Intermédica segue as normas ANS no que tange aos prazos de carência estipulados para os planos de saúde. Lembrando que a nossa parceria é referente a um plano coletivo por adesão e a Assist atua como pessoa jurídica contratante.

Posso mudar para um plano mais completo?

A migração entre planos Hapvida NotreDame Intermédica poderá ser realizada em nossa sede, obedecendo a regras de permanência já estipuladas.

Posso trazer a carência do meu plano antigo?

Todos os casos de portabilidade de planos estão sendo analisados de acordo com a normas estipuladas pela ANS. Lembrando que o proponente poderá consultar a compatibilidade entre o plano atual e o plano de interesse diretamente no site da ANS. Poderá ser realizada a portabilidade caso já tenha cumprido o prazo de permanência no plano de origem e solicite a mesma antes de efetivar cadastro no novo plano.

Eventos


Posso retirar o kit hoje? (Segunda a sexta-feira)

Agora nossos kits serão retirados no dia do evento, na tenda da ASSIST, bem como a entrega dos donativos. Chegue com pelo menos 1 hora de antecedência ao local do evento.

Posso ver se fui deferido?

O deferimento é informado aos nossos associados por SMS e e-mail. Caso haja alguma dúvida quanto ao conteúdo informado na mensagem ou não tenha recebido o SMS informativo, o associado poderá entrar em contato com nossos canais de atendimento telefônico, Whatsapp, e-mail ou pessoalmente em nossa sede.

Por que fiquei indeferido?

Os motivos para indeferimento da inscrição podem ser: Inadimplência, carência para utilização do benefício, limite de inscrição ou bloqueio por falta em eventos anteriores.

Quantas vagas a ASSIST disponibilizou?

A quantidade de vagas disponibilizadas é informada pela organização do evento e poderá ser consultada no site oficial da mesma. Lembrando que além da ASSIST, há outras entidades participantes.

O kit dessa corrida é completo?

No ato da inscrição o associado tem a opção de verificar qual será o kit disponibilizado, se será o kit de participação contendo chip, medalha e número do peito, ou se haverá algum brinde extra no kit.

Exames


A autorização de exame, somente o titular que pode realizar?

Qualquer pessoa, beneficiário ou não da matrícula, de posse dos dados do beneficiário solicitante e do pedido de exame poderá realizar a solicitação de autorização em nossos canais de atendimento.

Qual o prazo de validade do pedido médico?

O pedido de exame com a senha de autorização tem validade de 180 dias a partir da data de emissão da senha pela ASSIST. Pedidos que não precisam de autorização tem a validade de 180 dias contados a partir da data de solicitação preenchida pelo médico no documento.

Tem como alterar o pedido dos exames, para que eu realize sem precisar retornar ao médico para pegar outra guia?

O pedido de exames não pode ser rasurado ou alterado pelo paciente, caso seja necessária qualquer mudança no documento é preciso retornar ao médico para trocar o pedido.

Por que a ASSIST não cobre outros exames, além dos que constam no guia?

A ASSIST não é um plano de saúde e possui um rol taxativo de exames cobertos, que visam a prevenção de saúde de nossos associados.

Vê se você entende que exame é esse porque não entendo a letra do médico e por isso não autorizei por telefone, pode me ajudar?

Claro, iremos ajudá-lo. Numa próxima vez, caso não consiga identificar o exame, poderá nos encaminhar uma cópia legível do pedido médico por Whatsapp ou por e-mail. Dentro de 48h úteis o mesmo será autorizado, desde que faça parte da nossa cobertura e esteja com todos os dados preenchidos corretamente.